Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

Revista Potência

Como fazer a identificação de fios e cabos em Baixa Tensão

Publicado: 20 de fevereiro de 2017 Categoria: Artigos Técnicos

A norma brasileira de instalações de baixa tensão ABNT NBR 5410:2004 tem requisitos claros a respeito da maneira adequada para se identificar os componentes em geral e os condutores elétricos em particular.

Como fazer a identificação de fios e cabos em Baixa Tensão

É importante destacar, logo de início, que a norma não obriga a identificação dos fios e cabos elétricos por cores, mas, no caso de existir a opção por cores, então a norma é taxativa em quais cores devem ser utilizadas.

No limite, numa instalação onde houve a opção de não usar a identificação dos condutores por cores, todos os fios e cabos poderiam ser verdes, ou todos poderiam ser azuis, ou todos poderiam ser pretos, e assim por diante.

Em alternativa às cores, podem ser utilizadas gravações numéricas aplicadas na isolação do cabo ou também podem ser empregados sistemas externos de identificação, tais como anilhas, adesivos, marcadores, etc.

Vejamos a seguir as cores indicadas pela norma para cada função do condutor.

 

Condutor neutro

A identificação do condutor neutro é tratada em 6.1.5.3.1 como segue: “Qualquer condutor isolado, cabo unipolar, ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor neutro deve ser identificado conforme essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a cor azul-clara na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar.

NOTA – A veia com isolação azul-clara de um cabo multipolar pode ser usada para outras funções, que não a de condutor neutro, se o circuito não possuir condutor neutro ou se o cabo possuir um condutor periférico utilizado como neutro”.

É importante observar que a NOTA de 6.1.5.3.1 permite o uso da cor azul-clara para outra função apenas no caso da veia de um cabo multipolar, não sendo admitido o uso de condutores isolados e/ou cabos unipolares nesta cor mesmo na ausência do neutro.

 

Condutor de proteção (PE)

A identificação do condutor neutro é tratada em 6.1.5.3.2 como segue:

“Qualquer condutor isolado, cabo unipolar, ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor de proteção (PE) deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a dupla coloração verde-amarela ou a cor verde (cores exclusivas da função de proteção), na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar”.

Nesse caso, não se admite utilizar, sob nenhuma hipótese, as cores verde-amarela e verde para outra função que não a de proteção.

 

Condutor PEN

A identificação do condutor PEN é tratada em 6.1.5.3.3 como segue:

“Qualquer condutor isolado, cabo unipolar, ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor PEN deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a cor azul-claro, com anilhas verde-amarelo nos pontos visíveis ou acessíveis, na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar”.

Os “… pontos visíveis ou acessíveis …” mencionados ocorrem, por exemplo, no interior dos quadros, caixas de passagem e de ligações.

 

Condutores de fase

A identificação dos condutores de fase é tratada em 6.1.5.3.4 como segue:

“Qualquer condutor isolado, cabo unipolar, ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor de fase deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, poder ser usada qualquer cor, observadas as restrições estabelecidas em 6.1.5.3.1, 6.1.5.3.2 e 6.1.5.3.3.

NOTA – Por razões de segurança, não deve ser usada a cor de isolação exclusivamente amarela onde existir o risco de confusão com a dupla coloração verde-amarela, cores exclusivas do condutor de proteção”.

Resumidamente, os condutores de fase (e os retornos) podem ser de qualquer cor, exceto azul-claro, verde ou verde-amarela. O “… risco de confusão…” ao qual o texto se refere acontece com muita freqüência no interior de quadros e caixas.

 

Coberturas dos cabos de baixa tensão uni ou multipolares

Analisando-se os itens anteriores, verificamos que, no caso de identificação por cores, as coberturas dos cabos unipolares devem ser azul-claro para o condutor neutro e PEN, verde ou verde-amarela para o PE e de qualquer outra cor que não as anteriores para os condutores de fase (comercialmente, as coberturas pretas ou cinzas são as mais comuns).

Já para os cabos multipolares, em princípio, a cobertura pode ser de qualquer cor, uma vez que as prescrições referem-se apenas às veias no interior do cabo. Uma recomendação sensata, no entanto, é não se utilizar coberturas de cabos multipolares nas cores azul-clara, verde ou verde-amarela, para que não haja confusão com as funções de neutro e proteção.

 

AUTOR:

Hilton Moreno | Engenheiro eletricista, consultor, professor universitário, autor de livros técnicos, palestrante, membro de comissões de estudo da ABNT, conselheiro da ABEE-SP, Diretor Geral da Hilton Moreno Consulting.

 

Fonte: Programa Eletricista Consciente