Avanços tecnológicos significam aumento de até 70kW por ano em geração eólica, que consiste na transformação da energia dos ventos em elétrica, seja por meio de aerogeradores ou moinhos de vento.

* por Karlla Nunes
Avanços tecnológicos significam aumento de até 70kW por ano em geração eólica, que consiste na transformação da energia dos ventos em elétrica, seja por meio de aerogeradores ou moinhos de vento. Por se tratar de uma fonte de energia renovável, demandar menos espaço que outros tipos de produção de energia elétrica, e estar permanentemente disponível, a energia eólica vem se expandindo ao redor do mundo.
O Brasil, que em 2010 ocupou o 22º lugar do ranking de países com maior potência instalada de energia eólica, já ocupa o 15º lugar, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). Em 2012, foram instalados 38 novos parques eólicos, totalizando 108 empreendimentos no território brasileiro.
A categoria de utilização em corrente alternada, na qual a geração eólica se encontra é a AC-1, que compreende todos os aparelhos de emprego em corrente alternada, cujo fator de potência é, no mínimo, igual a 0,95. Dentro desta mesma categoria de utilização, encontram-se aquecimento e distribuíção. Nota-se que, atualmente, aplicações resistivas (AC-1) estão em constante mudança. Esta mudança abrange gerações maiores de energia com tamanhos menores de equipamentos e daí a necessidade de componentes versáteis, confiáveis e seguros.
A Schneider Electric aposta em um elemento-chave para esta evolução constante: os contatores usados na aplicação. Os contatores Schneider Electric TeSys F AC-1 são capazes de minimizar restrições de tamanho e peso, aumentar a performance do sistema, apresentar instalação facilitada, integração com o sistema onde for inserido, continuidade de serviço e suporte completo para o cliente.
Especificações Técnicas
Com ampla gama de acessórios disponíveis, a linha TeSys F AC-1 proporciona controle para aplicações entre 1210A a 2100A e até 1000V, com alta qualidade, mais tecnologia e vantagens para um projeto tornar-se confiável, seguro e abrangente.
A Schneider Electric oferece soluções integradas para cada parte do parque eólico, totalizando seis soluções dedicadas, conforme esquema a seguir:
Para conhecer melhor a oferta de baixa tensão mais completa do mercado, acesse: www.schneider-electric/tesys/br.
*Karlla Nunes é engenheira especialista da Schneider Electric, especialista global em gestão de energia.