Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

Legrand

Cuidados com instalações elétricas

Publicado: 25 de agosto de 2014 Categoria: Artigos Técnicos

Obras e imóveis quando não são gerenciados com profissionalismo, estão sujeitos a uma série de ocorrências desagradáveis. Causa recorrente de acidentes, por falta de um planejamento correto, as instalações elétricas merecem um olhar dedicado e atenção a alguns itens como local, tipo de sistemas, área externa, área interna, método de instalação (aparente, embutida, enterrada) sempre referendados pela norma técnica da ABNT NBR 5410. Uma das principais constatações dos profissionais de instalações elétricas é a inadequação de materiais que são utilizados para fins diversos.

Cuidados com instalações elétricas

Emendas mal feitas, isolação inadequada, como as feitas com fitas adesivas, dentro de tubulação com água, fiação de elétrica junto com a fiação de telefonia, cabo de rede, antena e outros, em alguns casos utilização de interruptores e tomadas não adequados a tensão e corrente da carga no local. Todos esses exemplos podem causar não só prejuízos financeiros como materiais, pondo em risco vidas e imóveis. Outro erro comum é a instalação de chuveiro com plugues e tomadas que são para no máximo 20A e proibido por norma, em chuveiros que consomem mais do que isso. O correto é utilizar conectores adequados de porcelana para 50A, fabricados para tal.

Para tentar inibir esses atos, recentemente foi lançada a portaria 51 do Inmetro, que estimula a certificação voluntária das instalações elétricas no Brasil. Conhecida como Norma ABNR NBR 16.280, que passou a vigorar a partir de 18 de abril de 2014, e define responsabilidades e a necessidade de se utilizar profissionais habilitados em instalação nas obras.

O Grupo Legrand, especialista mundial em sistemas elétricos e digitais para infraestruturas prediais, corrobora com essas decisões e mantém equipes bem treinadas para informar seus clientes da forma correta de utilizar seus equipamentos e produtos.

A recomendação é que antes de qualquer decisão, seja consultado um profissional gabaritado que possa dar uma consultoria sobre a situação encontrada e o que fazer em relação a isso. A situação das instalações elétricas deve receber manutenção periódica para promover segurança e economia no gasto de energia, um bem tão caro.