Sistemas de automação vêm ganhando espaço no dia a dia

Poucos anos atrás, os filmes mostravam como símbolo máximo do avanço tecnológico um sistema elétrico acionado remotamente. Em uma cena, o protagonista, desejando seduzir uma mulher encantadora, batia palmas duas vezes e as luzes de seu apartamento se acendiam; uma vez, e as luzes diminuíam de intensidade para dar ao ambiente um clima romântico, arrancando suspiros da garota. A garrafa de champanhe num balde de gelo cromado completava o cenário.
Isso tudo é coisa do passado. Com a internet e os smartphones se tornando elementos indispensáveis no dia a dia, o conceito de sistema elétrico inteligente sofreu uma reviravolta. Para impressionar uma mulher encantadora, o protagonista de um filme rodado na atualidade iria, com um telefone celular, diminuir a intensidade das luzes da sala, regular a temperatura da casa, colocar uma música romântica no sistema de som e, se for mais ousado, até ligar sua hidromassagem, criando o tal clima romântico antes mesmo de pisar em casa.
Toda essa tecnologia tem um nome: sistema de automação. E suas possibilidades são enormes. Com ela, é possível pré-programar jogos de luzes para diferentes cenários, como iluminação mais fraca para festas (ou para criar um clima romântico, como no exemplo de nosso protagonista), mais intensa para visitas e intermediária para o dia a dia; pode-se receber do aparelho celular a imagem da pessoa que está tocando a campainha de casa; é possível até ligar remotamente o forno da cozinha.
Unindo o útil ao agradável, o mercado oferece também uma vasta disponibilidade de soluções de acabamento (aparelhagem) para estes dispositivos ultramodernos. As tomadas e os interruptores que acionam o sistema podem ser compostos tanto pelos tradicionais botões amarelos fosforescentes e espelhos (molduras) de plástico branco, como por peças com acabamento em mármore Camarra, ardósia talhada e couro. Alguns sistemas são reflexo da nossa atual era digital, sendo constituídos por telas sensíveis ao toque (touch screen). “O mercado dá uma vasta gama de opções, deixando a critério do consumidor optar por um revestimento mais simples ou por algo mais sofisticado”, explica Leonardo Carmo, Coordenador da Unidade de Negócios Projetos & Sistemas da Legrand, única do mercado que oferece essa vasta disponibilidade em tecnologia de automação e aparelhagem.
Toda essa sofisticação, porém, não é apenas coisa de cinema. Também não é exclusividade do mercado de alto luxo. “Hoje, o consumidor pode instalar esses produtos em qualquer tipo de imóvel, seja um palacete da época dos barões do café ou em um apartamento de 50 m²”, diz Carmo. É justamente por abranger várias segmentações que esses sistemas de automação vêm ganhando espaço no mercado. “Há produtos para todos os gostos e todos os bolsos”, completa.
Como nos filmes, o sistema de automação na casa do futuro cuidará de praticamente tudo – caberá às pessoas apenas se darem o trabalho de deixar o champanhe no balde de gelo.