Seleção de Distribuidor

Selecione o distribuidor que você deseja usar para seu carrinho de compras.

Distribuidor

Legrand

A importância do uso dos materiais corretos

Publicado: 10 de junho de 2014 Categoria: Artigos Técnicos

Componentes inadequados prejudicam todo o funcionamento das instalações

A importância do uso dos materiais corretos

A segurança em instalações elétricas envolve vários fatores. A falha de um componente pode comprometer todo o conjunto, portanto é necessário o acompanhamento de todas as etapas envolvidas, desde o dimensionamento da instalação até a contratação de um profissional qualificado e ciente das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Porém, tudo isso perde a validade sem a utilização do material adequado para cada função.

A escolha do material adequado é de fundamental importância para que tudo funcione corretamente e o “barato não saia caro”, já que o retrabalho é muito mais desgastante e custoso do que a instalação em si.

A norma ABNT NBR 15.465 estabelece os requisitos técnicos para eletrodutos corrugados flexíveis: os da classe “leve” (amarelo) devem ser utilizados para esforço mecânico 320 N / 5 cm, e os da classe “médio” (laranja), para esforço mecânico 750 N / 5 cm, o que diferencia a aplicação para paredes de tijolos e para lajes e pisos. Na prática, porém, é comum ver a utilização da classe leve em toda a instalação, o que dificulta a passagem dos fios e cabos devido à deformação do eletroduto. Isso danifica o isolamento dos fios e cabos, o que, em casos extremos, pode até impedir a passagem dos mesmos pelo produto.

Para agravar, também é comum encontrar emendas malfeitas, isolamento inadequado (realizado com fita adesivas não isolantes), fiação elétrica junto com a fiação telefônica, etc. Outro erro comum é a instalação de chuveiros com plugues e tomadas que são para, no máximo, 20A, o que é proibido por norma, em chuveiros que consomem mais do que isso. O correto é utilizar conectores adequados de porcelana para 50A, fabricados para tal.

Muitas ações estão ocorrendo para melhorar a qualidade das instalações elétricas, como, por exemplo, a Portaria 51 do Inmetro, que estimula a certificação voluntária das instalações elétricas no Brasil, a Norma ABNR NBR 16.280, que passou a vigorar a partir de 18 de abril de 2014, e define responsabilidades e a necessidade de se utilizar profissionais habilitados em instalação nas obras, e a própria norma ABNT NBR 5410, que se encontra em revisão. Tudo isso, porém, perde a eficácia caso sejam utilizados materiais inadequados.

 

Autor: Eng. José Carlos Saraiva

 

 

 


content gallery 1
content gallery 1
content gallery 1