É notável que a cada 20 anos surgem evoluções significativas nas soluções para distribuição elétrica em MT (Média Tensão).

Essa evolução pode ser observada em toda a faixa de aplicações de equipamentos de MT. Os painéis são cada vez mais compactos e seguros, os disjuntores têm elevado número de operações e são livres de manutenção. Surgiram novos materiais isolantes, com alta rigidez dielétrica, que reduzem falhas potenciais, como o exemplo mostrado na imagem abaixo. Novos transdutores de corrente e tensão, para uso com relés de proteção digitais, foram desenvolvidos. Estes têm maior precisão e não saturam como os TCs convencionais, garantindo simplicidade de aplicação e segurança.
Os fabricantes têm desenvolvido painéis modulares com ampla variedade de funções (cubículos de medição, de proteção com disjuntores, etc), com várias funcionalidades de segurança (por exemplo: intertravamentos chave scecionadora – disjuntores – chave terra) e facilidades de operação.
Essas evoluções tornam os painéis de MT extremamente compactos, mais seguros e confiáveis. Os disjuntores são praticamente isentos de manutenção ao longo da vida útil, reduzindo interrupções de fornecimento quando comparados com gerações anteriores de equipamentos MT.
Toda essa evolução leva-nos a refletir e revisar conceitos e hábitos. Soluções consideradas relevantes para épocas passadas, talvez, frente à evolução tecnológica, não sejam hoje tão relevantes. Por exemplo:
- Em quais aplicações seriam relevantes o uso de disjuntores extraíveis?
- Com o advento dos relés de proteção digitais, porque não adotar transdutores de correntes ou as bobinas de Rugoswski (LPTC) substituindo os TCs convencionais?
Para uma visão mais ampla desses assuntos, recomendamos a leitura dos seguintes artigos adicionais: