Publicado: 22 de fevereiro de 2010
Categoria: Artigos de produto
A indústria de materiais elétricos – como o Grupo Legrand - não fabrica mais as tomadas fora do padrão brasileiro. Em cumprimento à legislação brasileira, desde janeiro de 2009, os produtos saem de fábrica de acordo com a padronização brasileira para plugues e tomadas.

A indústria de materiais elétricos – como o Grupo Legrand - não fabrica mais as tomadas fora do padrão brasileiro. Em cumprimento à legislação brasileira, desde janeiro de 2009, os produtos saem de fábrica de acordo com a padronização brasileira para plugues e tomadas.
A normalização dos produtos conforme a norma NBR 14136 publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) está alinhada com as exigências da norma NBR 5410 e com a Lei Federal 11.337, que tornaram obrigatório o aterramento elétrico em edificações e em aparelhos elétricos.
Por conta dessas mudanças, a indústria de eletroeletrônicos e eletrodomésticos também terá de mudar e não poderá comercializar produtos sem o plugue adaptado ao novo padrão, a partir de 2010.
Neste período de transição das novas regras, o Inmetro implementou a certificação obrigatória de adaptadores para a nova tomada. Estes adaptadores serão importantes no processo, pois as pessoas que já possuem aparelhos com plugues de pinos no antigo padrão terão como ligá-los às novas tomadas de forma segura.
Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas
As novas tomadas apresentam design com um rebaixo de segurança e três orifícios para pinos arredondados, sendo o terceiro para fio terra, atendendo à exigência da norma de instalações elétricas, a NBR 5410. O baixo relevo da tomada impede que o usuário encoste os dedos nos pinos energizados na hora de conectar o plugue na tomada, evitando, com isso, os choques elétricos. Para evitar o risco de sobrecargas e curtos-circuitos que podem ocasionar incêndio, o padrão brasileiro assegura que plugues de 20 A (ampères) não se encaixem nas tomadas de 10 A.
É importante ressaltar que não haverá uma grande mudança, já que a maioria dos aparelhos eletroeletrônicos fabricados no Brasil (aproximadamente 80% do mercado), nos últimos anos, é comercializado com plugues de dois pinos redondos compatível com a tomada padrão brasileiro. Somente para os 20% restante dos aparelhos, quando o consumidor comprar um aparelho com plugue de três pinos, terá que trocar a tomada ou será necessário a utilização dos adaptadores certificados pelo INMETRO, lembrando que essa prática já é uma realidade para o consumidor, independente da padronização brasileira.
No entanto, quando for necessária a instalação de tomadas de três contatos, é imprescindível efetuar o aterramento da rede elétrica na residência, pois sem o condutor de aterramento conectado à tomada não haverá a devida proteção.
Grupo Legrand Brasil
Antecipando-se aos prazos estipulados pelo Inmetro, o Grupo Legrand lançou em março de 2007 quatro modelos de tomadas de acordo com a NBR 14136. E, hoje, todas as linhas de produtos – adaptadores, plugues e tomadas - das marcas Pial Legrand (Linhas Fortbella, Pialplus, Pratis, Silentoque e Vela), BTicino (Axolute, Light, Living e Thesi Up) e da Linha Lorenzetti foram modificadas para atender ao padrão brasileiro. “A Legrand foi a primeira empresa a certificar as tomadas no padrão brasileiro que já se encontram no mercado através de mais de 15 mil pontos-de-venda em todo o País”, afirma Antonio Eduardo de Souza, gerente de Marketing da Legrand.