Sistema de retrofit ABB diminui tempo de parada, com custo reduzido e adaptações às normas de segurança vigentes no Brasil

O que seria o retrofit? O termo retrofit não tem uma tradução literal para o português, mas podemos compreender o termo retrofit como mudar, alterar, substituir e melhorar o sistema.
Com o avanço tecnológico dos equipamentos e com a crescente preocupação das empresas com a segurança das instalações elétricas e de seus colaboradores, muitas empresas observaram que é necessário atualizar ou até mesmo substituir os dispositivos de baixa tensão, que por muitas vezes estão desatualizados ou sem condições de funcionamento adequado. O retrofit é o método que oferece o menor tempo de parada, custo reduzido e adequação das instalações à NR10.
A ABB desenvolve o conceito de retrofit em 6 etapas que são fundamentais aos clientes:
1. Melhorar a confiabilidade e a segurança do sistema de proteção
2. Adaptar o local do disjuntor (painel) para a norma de segurança existente - NR10
3. Entregar para o cliente a documentação atualizada detalhada (mecânica e elétrica) do painel
4. Instalar o novo equipamento de proteção fazendo as adaptações eletromecânicas necessárias
5. Comissionamento e start-up de todo o sistema de proteção
6. Auxiliar o cliente a montar o plano de manutenção preventiva sobre os equipamentos novos a serem instalados (ciclo de vida dos equipamentos), analisando o tempo de manutenção preventiva para o prolongamento da vida do equipamento
O retrofit desenvolvido pela ABB não consiste apenas na idéia da substituição do equipamento, mas em desenvolver uma solução técnica que atenda às normativas de segurança, aumento da confiabilidade dos sistemas, atualização de desenhos técnicos elétricos e mecânicos e adaptações técnicas confiáveis com um custo baixo ao cliente.
Confira maiores informações no blog da ABB Service de Baixa Tensão ou no site da ABB.